Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CINEXTINÇÃO

CinExtinção (Progamação Agosto de 2011)

DIA 18/08 - SOZINHO CONTRA TODOS
Seul Contre Tous de Gaspar Noé

Gênero: Drama
Origem: Argentina
Ano: 1998
Diretor: Gaspar Noé





















Lançado em 1998, o filme do diretor de "Irreversível" já é um clássico muito pessoal do cinema moderno.

A figura central da trama é o Açogueiros, saído do curta-metragem Carne também do diretor Gaspar Noé. Interpretado pelo excelente ator Philippe Nahon, essa criatura violenta, petrificada, fica vagando por labirintos obsessivos repletos de recalques, ódios contra estrangeiros e homossexuais, com a sempre onipresente figura da filha que ele deseja de maneira doentia. O filme cria uma atmosfera hermética onde a loucura crescente da personagem central está sempre aparente, seja nos tons amarelados de fotografia ou na narração em off. A obsessão é narrada como um diário absurdo. Um clássico do cinema moderno, cheio de poesia e fúria.

















Trailer: Sozinho Contra Todos " Seul Contre Tous"


Sobre o diretor:
Gaspar Noé (Buenos Aires, 27 de dezembro de 1963) é um cineasta argentino.


Em seus filmes o diretor e roteirista geralmente aborda temas como: sexo, violência, vingança. Começou a ficar conhecido pelo seu curta-metragem "Carne" (1991), que algumas vezes é citado como seu primeiro trabalho, o que não é verdade, sendo na verdade o curta "Tintarella di luna" (1985). Ficou muito conhecido pelo seu recente filme "Irreversível" (2002), que conta com uma cena de estupro de aproximadamente nove minutos, que chocou muitos espectadores, inclusive no festival de Cannes [1], este filme trata especialmente da ligação dos personagens com o tempo, e cada detalhe do filme é impescindível, a percepção do tempo, do prazer, sexualidade, vingança, estupro, combinados com os diálogos fascinantes que são marca do roteirista, causam emoções de toda ordem no espectador.

(Fonte Wikipédia).


DIA - 25/08 - KWAIDAN
As Quatro Faces do Medo de Masaki Kobayashi

Gênero: Terror
Origem: Japão
Ano: 1964
Diretor: Masaki Kobayashi






















Um oásis de beleza perdido dentro do gênero comumente conhecido como "horror" ou "terror", baseado no obra de um americano naturalizado japonês que no início do século XX transpôs várias das lendas fantásticas nipônicas para um livro homônimo. O escritor Lafcadio Hearn foi, na verdade, o grande responsável por abrir os olhos do ocidente para muitas das peculiaridades culturais do povo japonês. O nome Kwaidan está relacionado a "histórias de fantasmas" e, apesar disso não ser muito explícito logo que o filme começa, o sobrenatural representa a essência deste trabalho de Masaki Kobayashi, que aplica aos contos adaptados um admirável e inesquecível senso estético. Abaixo está um resumo de cada um deles:
-O Cabelo Negro - Samurai desolado com a pobreza e com o sofrimento (Rentaro Mikuni) abandona a esposa (Michiyo Aratama) para se casar com uma moça mais rica e galgar algumas escadas sociais. Anos depois, arrependido, ele retorna aos braços dela no meio da noite.
-A Mulher da Neve - Dois lenhadores são pegos de surpresa durante uma nevasca e são obrigados a passar a noite numa cabana abandonada. O mais jovem deles (Tatsuya Nakadai) presencia o momento em que uma pálida figura feminina (Keiko Kishi) entra no casebre e tira a vida do colega mais idoso, passando a conviver com este segredo durante anos.
-Hoichi, o Sem Orelhas - Noviço cego residente em um monastério (Katsuo Nakamura), que possui raros talentos musicais, é abordado pelo fantasma de um guerreiro assassinado há séculos durante uma das grandes batalhas que ele retrata em suas músicas. No entanto, suas saídas noturnas para atender ao chamado do morto não passam despercebidas de seus superiores.
-Em uma Xícara de Chá - Oficial de um destacamento militar (Kanemon Nakamura) é surpreendido pela imagem de um homem na água de sua xícara. Após beber a água com hesitação, ele passa a ser assombrado pela presença do homem da xícara.

(Fonte - http://cinecultclassic.blogspot.com)

Trailer:



CINEXTINÇÃO agora ao sábados!!

Consultando o respeitável público do CINEXTINÇÃO sobre o melhor dia para as sessões, o retorno continuou dividido entre manter às quintas ou então começar aos sábados.
Assim, em agosto serão exibidos filmes às quintas-feiras e também nos dois últimos sábados do mês, no mesmo horário: 19 horas.
Resultado: uma experiência e mais fimes na agenda!
É o quarto mês do projeto, única sala alternativa e gratuita de cinema em Bauru, e todos estão convidados. Ajude a divulgar esta ação. (Aran Carriel).


SÁBADO - SÁBADO - SÁBADO - SÁBADO - SÁBADO - SÁBADO


DIA - 25/08 - KUNSTEN Å TENKE NEGATIVT
A Arte do Pensamento Negativo de Bård Breien.

Gênero: Comédia/Humor Negro
Origem: Noruega
Ano: 2006
Diretor: Bård Breien






















Este é um filme norueguês muito bom, a estória gira em torno de um grupo de pessoas que tem problemas pós-traumáticos.O filme começa com uma sessão com um grupo, liderado pela psicóloga Tori que está lendo o final do seu livro, sobre como superar desafios, o grupo é composto por Lillemor, uma velha que não gosta de viver num pobre apartamento e suas dividas, Asbjorn, um velho de cadeira de rodas que não diz nada, Marte que tem é tetraplégica e vive sorrindo e seu marido Gard que tenta superar os problemas junto com a esposa.
O grupo receberá um novo integrante, seu nome é Geir, é um velho soldado que agora é cadeirante, ele vive com sua esposa Ingvild que o acompanha mesmo após o acidente.
Geir fica somente em seu quarto assistindo velhos filmes, escutando Johnny Cash e fumando maconha, Ingvild cansada das atitudes destrutivas, resolve chamar o grupo para que ele veja que há pessoas iguais a ele que são felizes.


O grupo segue até a casa de Geir que é grande porque ele tinha um bom seguro de vida, o grupo é recebido com hostilidade, Geir joga objetos nos convidados, descarrega um extintor e diz palavras ofensivas dizendo que não precisa de um grupo de aleijados problemáticos em sua vida.
Depois de um tempo Geir se acalma e sua esposa o convence a descer e falar com o resto do grupo, Tori apresenta o grupo a Geir que não dá a mínima para o que ela está fazendo, consegue irritar Tori e a deixá-la nervosa.
Logo depois de alguns momentos tristes e tensos, criados com maestria por BARD BREIEN, Geir toma a liderança do grupo que começa a beber e se drogar pela casa, Ingvild transa com Gard, já que os dois não transavam havia muito tempo, com os sentimentos aflorados pelo álcool, Marte tenta um suicídio, a velha Lillemor e o tarado Asbjorn que vivia pegando nos peitos da Tori, que a esta hora já tinha desistido do grupo, tentam um relacionamento.
Depois de toda uma noite de farra o grupo acorda de ressaca e resolve tomar um ar e comer um bolo na varanda, parecem estar todos felizes e aliviados, ter extravasado no dia anterior deve ter sido maravilhoso para eles.
Tori volta e resolvi perdoar o grupo, Geir diz que ela não obteria sucesso sem ele ter lhe ensinado “A ARTE DO PENSAMENTO NEGATIVO”.
Este é um daqueles filmes que tem ótimas cenas, não deixam de mostrar tanto o lado ruim das pessoas e pessimistas das pessoas quando elas estão em uma situação difícil e mostra que mesmo aquelas pessoas sempre otimistas perdem a linha em situações extremas quando acontecem os problemas com elas, os personagens são maravilhosos, a iluminação na maioria do tempo é escura e real, dando ainda mais tensão as cenas.
A arte de pensar negativamente pode lhe ensinar muita coisa e mostrar que a parte negativa das pessoas podem trazer muito mais tranqüilidade do que ficar apenas maquiando e mascarando os problemas e frustrações.

(Fonte - http://menteinsanacine.wordpress.com/)

DIA - 27/08 - FILME A DEFINIR!!

CINEXTINÇÃO

O empório (contra!) cultural Extinção em parceria com o Enxame Coletivo mantém o projeto “CinExtinção”, sala de cinema experimental e gratuito em Bauru, com capacidade atual de público para 15 pessoas.
As sessões têm entrada livre e acontecem às 19 horas, no piso superior da Extinção
(Rua Cussy Jr., 8-17 – Centro; Fone 3018 1733).